Siga-nos:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Twitter Icon

© 2020 Game Audio School

Gerenciado por Andromeda Sound

NEWS

  • Felipe Ritzel

7# A importância do arranjo

O poder do arranjo em transformar, como dar vida a uma composição que estava sem destaque e a partir do arranjo sua música se transformar em um épico!



Afinal o que é arranjo? de acordo com o Wikipédia: Arranjo, em música, é a preparação de uma composição musical para a execução por um grupo específico de vozes ou instrumentos musicais. Isso consiste basicamente em reescrever o material preexistente para que fique em forma diferente das execuções anteriores ou para tornar a música mais atraente para o público e usar técnicas de rítmica, harmonia e contraponto para reorganizar a estrutura da peça de acordo com os recursos disponíveis, tais como a instrumentação e a habilidade dos músicos.

Arranjo também é uma forma de compor

Arranjo em outras palavras é uma parte do processo que vem pós a composição. Mas podemos considerar parte do processo criativo de compor, pois, depois de ter uma composição inicial, já podemos começar a arranjar a música, ou seja, começar a compor os outros instrumentos para que encaixem na composição. Então o arranjo também é compor, mas é compor em cima de algo já estabelecido.

Aonde termina a composição e onde começa o arranjo?

Essa é uma questão complicada, cada compositor tem suas formas e suas maneiras de trabalhar. É possível ir arranjando junto do processo de composição, ou deixar para fazer separado, não existe regras quanto a onde começa um e onde termina outro, eles se misturam e por isso as vezes é difícil distinguir os processos.

Arranjar requer conhecimento teórico e de instrumentação para se fazer bem feito.

Aqui temos um grande diferencial entre compor e arranjar, enquanto na composição podemos realizar, com quase nada ou apenas o básico de conhecimento musical, já no arranjo sem um amplo conhecimento em teoria e instrumentação, não conseguiríamos executar o trabalho com eficiência. A importância do arranjo se da no saber utilizar os instrumentos das maneira mais adequada, para combinarem entre si e para que possamos posicionar esses instrumentos na música de maneira mais sonora que faça sentido. O arranjo também pode transformar uma música completamente, não é a toa que já vimos e ouvimos a musica tema do Game of Thrones sendo tocada em vários estilos, como metal, rock, reggae, jazz, forró, entre outros. Esse é o poder do arranjo em transformar; como também de dar vida a uma composição que estava sem destaque e a partir do arranjo a música se transformar em um épico !

Experimente!

Espero que você tenha se convencido com esse artigo da importância do arranjo para suas composições. Deixo aqui uma dica, sabe aquela composição que você fez mas ela estava "meio sem sal" não estava soando do jeito que você queria, talvez ela tenha solução, é só uma questão de arranjo!

5 visualizações