Siga-nos:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Twitter Icon

© 2020 Game Audio School

Gerenciado por Andromeda Sound

NEWS

  • Felipe Ritzel

6# A melodia secundária

Existem muitas maneira de aplicarmos uma melodia secundária em nossas músicas, podendo se relacionar tanto com a melodia principal quanto com a harmonia.


Uma ferramenta muito comum de compor música para games, utilizada desde os jogos mais antigos até os mais recentes, é a melodia secundária. Geralmente ela tem a intenção de complementar a melodia principal deixando-a ainda mais em destaque. Podemos dizer também que a melodia secundária pode ser considerada parte do processo de arranjo da música, onde já temos uma composição inicial, porém em alguns casos a melodia secundária pode nascer junta da principal fazendo parte do processo de composição.

Melodia secundária pode fazer o papel da harmonia quando bem utilizada.

Dos jogos mais antigos aos mais recentes, seguindo os avanços tecnológicos, os primeiros jogos apareceram apenas melodia, depois com melodias principais e secundárias, mais tarde seguindo para harmonias e melodias mais elaboradas.

Devido a falta de recurso, a melodia secundária fez o papel de harmonia durante um certo período dos games. Felizmente isso não é mais um fator limitante na hora de compor e podemos utilizar a melodia secundária de várias maneiras.

Melodia secundária com destaque

Tenho certeza que você já ouviu uma melodia secundária tendo um papel de destaque, quase como o da melodia principal. Quando um instrumento que não está em destaque, mas em um breve momento ele complementa ao fundo a melodia principal, complementado-a, então a melodia secundária passa a ter o destaque principal, mesmo que seja em poucos segundos.

A melodia secundária pode se relacionar tanto com a melodia principal quanto com a harmonia.

Existem muitas maneira de aplicarmos uma melodia secundária em nossas músicas, uma delas é fazendo contraponto, ou seja tocando ao mesmo tempo juntas, assim daremos destaque e uma sonoridade mais característica. Outra maneira é como um jogo de pergunta e resposta onde a melodia secundária complementa a principal, como já abordamos, ela vem mais pra frente na música quase como uma melodia principal. Podemos também relacionar ela com a harmonia deixando mais o arranjo mais rico, ou ainda substituindo a harmonia tendo um papel bem presente na música.

Experimente!

O legal é que a melodia secundária pode estar presente na música através de muitos instrumentos, inclusive há a possibilidade de ter melodia secundária da melodia secundária, pense nisso e experimente em suas composições!

12 visualizações